sexta-feira, novembro 17, 2006

O Português! (parte um)

Amigos e amigas, cá estou eu! Desta vez para discutir com vocemecês (palavra frequentemente utilizada pela minha querida avó!) a problemática das frases ou expressões, que quanto a mim são do mais ridículo que existe na nossa querida lingua!
Ora então reparem! Imaginem que vou fazer algo importante e ouço: “Parte uma perna!” Ridículo pá! “Parte uma perna”?? Então se um gajo vai fazer um teste, ou uma operação ou seja o que for, garanto-vos que a última coisa que quer ouvir é um “epá, espero que partas uma perna!” Pelo amor de Deus (ora aqui está mais uma! Mas esta eu não vou comentar! Pessoas crentes também lêem os meus post’s!) Imaginem que vou ter um jogo de voleibol e me saem com essa! Se eu não conhecer a pessoa de lado nenhum ainda lhe vou á tromba! E, acreditem ou não, há pessoas que GOSTAM de ouvir isto!! ARRE então quando eu digo “espero que o Liedson tenha uma rotura total de ligamentos do interno cruzado com fractura do perónio e um traumatismo craniano” já não gostam porque dizem que sou mau e não sei mais o quê!! Podiam pensar pura e simplesmente que lhe estava a desejar sorte! A quadruplicar!!
Outra das frases típicas que geralmente utilizamos é o “Epá que eu morra já aqui”!!! que eu morra já aqui?!?! Pensem nisso durante 1 minuto! É ESTUPIDO!
Mas o que queremos transmitir ao certo com esta afirmação?? Queremos convencer alguém que estamos a dizer a verdade? Queremos, depois de proferir esta barbaridade, convencer essa pessoa, ou grupo de pessoas que somos de confiança? Que somos alguém em quem podem confiar? A resposta é, por incrível que pareça, um redutível SIM! Esse é o nosso objectivo, mas acontece porque ninguém é capaz de parar para pensar que isto não tem a mínima credibilidade... É como se eu dissesse: “eu vou para o Japão porque eu gosto é de loiras altas e “espadaludas”!” Credível não acham?
Vou acabar este post, prematuramente, mas não porque quero, antes sim, porque sofro pressões violentas daquelas pessoas que se dizem minhas amigas! sim! tenho de escrever pouco porque depois os meninos e meninas que o lêem queixam-se que os post’s são enormes! Bem, vou terminar falando do belo: “Nem te digo nem te conto” !! Geralmente é usado pelas chamadas coscuvilheiras!! Imaginem duas mulheres lá do bairro do fim do mundo a coscuvilhar, a falarem da vida dos outros como se não houvesse amanhã, e a dizerem “óh mulher! Nem te digo nem te conto!! Atão não é que a mulher do Albertino do café se foi meter com a Tina peixeira e foi apanhada pelo Chico Zé da mercearia, que por acaso até é o melhor amigo do marido da Tina, o João Mãozinhas?? Estavam a duas no marmelanço atrás do campo da bola!!!” ... reparem! Começou por dizer que não lhe dizia nem lhe contava!! E CONTOU! Respondam-me! Porque é que sempre que queremos informar alguém de algo que não é suposto ninguém saber, nós, os portugueses, começamos uma frase com esta afirmação? Nem te digo nem te conto! Se na realidade o que queremos dizer é: “ouve bem o que te vou contar!”? Epá... é ESTUPIDO! E agora é que é, vou terminar , é que este texto “não tem nem pés nem cabeça”(!!) mas mais tarde continuarei esta malfadada critica, construtiva é claro! e “que fique cego surdo e mudo”(!!) se na realidade não é isso acontece!!

(to be continued)

Beijos e Abraços

2 Comments:

At sexta-feira, novembro 17, 2006 9:53:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

concordo ctg plenamente mister...força aí com os teus blog's..curtos ou compridos, seja o que for..veham eles
:)

bjos

 
At quarta-feira, novembro 22, 2006 6:23:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pahh "com mil diabos" (MIL !!!!!! Porquê mil ? E pq com eles ???)atao nao é k tens razao !!!A minha alminha/eu ta parva !! Olha..muita merda pra ti .

 

Enviar um comentário

<< Home